segunda-feira, 16 de julho de 2012

Instalando CkEditor no Rails 3


Comecei a "brincar" com Ruby on Rails 3 graças à influência de um amigo. Desenvolver usando esse framework é algo muito divertido. 
Tudo estava indo bem até esbarrar em um problema: Precisava usar um editor html em um campo de texto do meu site (um dos vários que fiz apenas com fins didáticos) e não sabia como implementar um. A tarefa parecia ser mais difícil pelo fato de estar utilizando a gem Rails Admin para criar o painel administrativo do site. Foi então que encontrei no github uma versão do ckeditor para Rails que era compatível com essa gem.
Já conhecia o CkEditor de "outros carnavais", então resolvi seguir os passos do turorial de instalação contido nele. Para minha surpresa, não consegui instalá-lo (sim, achei isso estranho. Em geral, as coisas são bem simples de serem feitas no Rails). Resolvi estudar a documentação um pouco mais a fundo e depois de alguns testes, descobri a melhor forma de instalá-lo.

Nesse exemplo, quero usar o CkEditor no meu módulo Posts, que possui apenas título e conteúdo (onde quero utilizar o editor).

Primeiramente, precisamos modificar o arquivo Gemfile, para adicionar a lista de gems que iremos utilizar no projeto. Basicamente, usei RailsAdmin para o painel, Paperclip para upload de imagens, Therubyracer para javascript e Devise para autenticação.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Recupere seu hotmail se for capaz

Hoje, quando fui acessar minha conta do Hotmail para ver minhas mensagens me deparei com essa tela:



Ela diz algo mais ou menos assim: "Sua conta foi bloqueada por que muitos e-mails (spams) estavam sendo enviados a partir deste endereço. Para acessar sua conta, é necessário desbloqueá-la. Clique em continuar para efetuar o desbloqueio".

Até aí, tudo bem. O problema está justamente quando eu clico em 'continuar' e me deparo com essa tela:

Essa aqui diz algo assim: "O código para desbloqueio foi enviado para sua conta de e-mail. Digite-o no campo abaixo e clique em continuar".

Como assim? Como vou pegar esse código de segurança se minha conta está bloqueada? Como vou acessar um serviço que está indisponível? Não se pode abrir uma porta por dentro estando do lado de fora, certo?

Se ao menos eles mandassem para um e-mail alternativo, seria outra história, mas não é isso que está sendo mostrado pelo sistema.

Se você está tentando entrar em contato comigo através do e-mail leandro.admo@ hotmail.com (endereço que deixei na minha apostila de PHP e MySQL), esqueça. Não poderei responder (por motivos óbvios). Em vez disso, entre em contato pelo endereço leandro.admo@ gmail.com .

Depois dessa, não pretendo usar os serviços do Hotmail tão cedo. (momento usuário Linux xiita :D )

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dilema dos projetos de software

Quando se trata de desenvolvimento de software, quase todo projeto segue o mesmo dilema do desenho abaixo:

erros incomuns #1

Erros incomuns: Opera
Como assim? Deu erro por que a página foi encontrada?

E o link ainda leva para o mesmo lugar onde eu já estava...